quinta-feira, 2 de abril de 2009

Evoluir para continuar...

O mundo vem mudando graças a várias evoluções ocorridas. Evoluem as formas de fabricação de bens de consumo, produtos eletrônicos, a informação e com isso as pessoas se adaptam a essas mudanças evoluindo junto com elas, o jornalista como comunicador que é, não pode se manter inflexível com relação a essas mudanças, principalmente quando falamos de um webjornalista.
A professora e jornalista Pollyana Ferrari, em entrevista concedida, discursou sobre a evolução do jornalismo na web e consequentemente sobre os aprimoramentos que envolvem o jornalista. Segundo ela, essas mudanças oferecem ao leitor oportunidade para se envolver nas matérias, participando delas, podendo opinar sobre o conteúdo.
Para a jornalista, apesar das inovações no meio digital, o jornalista ainda não é valorizado como deveria, não recebendo assim um salário compatível com seu trabalho, mas continua envolvido no meio pela vontade que tem de conhecer o novo, segundo Pollyana Ferrari, os jornalistas são os “desbravadores do digital”.
A grande exigência que cai sobre os webjornalistas vem com muitas informações que os mesmos necessitam para seu trabalho na rede, de acordo com Ferrari, os profissionais da área devem sempre buscar novos aprendizados, “Não basta ir fazer um curso de design web no Senac e achar que aprendeu tudo. Não tenha medo do novo, mudar dói, mas faz um bem incrível.”, afirmou a jornalista.
Questionada sobre as exigências das redações por jornalistas multimídia, Ferrari afirma que todas as redações online já exigem esse profissional, “Um repórter do G1 que escreve, insere foto, links e edita a matéria com o notebook no colo do taxi, voltando da entrevista, precisa ser multimídia”, completa a jornalista citando as habilidades exigidas atualmente aos profissionais do mundo digital.
A velocidade da informação, as novidades da web e até mesmo a disputa entre os profissionais do meio, fazem com que cada vez mais os jornalistas da área se reciclem e busquem se aprimorar para sobreviver em um mercado em que o conhecimento das diversas mídias nunca é demais. Pelo contrário, não é só o mundo que se tornou multimídia, o jornalista também se tornou para a melhor atuação em sua área.

Leia também...

Nenhum comentário: