terça-feira, 7 de abril de 2009

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO


A Faculdade Estácio de Sá, promoveu uma palestra com esclarecimentos sobre o novo acordo ortográfico da língua Portuguesa. A palestra foi ministrada pela professora Tailze Melo, mestre em letras. Segundo Tailze, o acordo abrange a escrita e não a oralidade, assim, a pronúncia não será alterada.

A professora também afirmou que já há alguns anos, os países que têm o português como língua principal, vém tentando formalizar um acordo para a uniformização da escrita, mas devido a alguns desacertos, o acordo ainda não havia sido feito.

A ortografia reformada traz novidades como, a extinção do trema, o fim dos acentos agudos dos ditongos abertos nas paroxítonas terminadas em éi e ói. Já os acentos diferenciais permanecerão, como por exemplo nas palavras pode e pôde. Apesar de muitas pessoas não se conformarem com a mudança, a professora afirma que ela trará muitos benefícios como motivações políticas, facilitação de transações entre os países que têm a língua em comum e logicamente ajudará também nas traduções.

O acordo ortográfico já existe, mas todos terão um prazo para se adaptar às mudanças. Segundo Melo, as duas grafias serão aceitas até dezembro de 2012, prazo esse que será respeitado até mesmo por concursos públicos e vestibulares. Até o governo terá um prazo para a atualização do material escolar distribuídos às escolas. “Em 2010 o governo começará a liberar material com a nova grafia para os níveis médio e fundamental”, afirmou a professora.

Melo disse também que ainda não existem muitos materiais atualizados disponíveis, mas que já existem dicionários com a mudança e que editoras já se mobilizam para a disponibilização dos impressos.

A mudança aconteceu e apesar de não ser tão radical, ela exige uma adaptação de todos. Será necessário reaprender regras de português e apesar de existir um prazo para essa adaptação é necessário não adiar o inadiável, pois quanto antes for buscado o aprimoramento, melhor será o resultado.

Saiba mais...

Nenhum comentário: